Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Minerais de Marte influenciam na medição da sua temperatura

 

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Astrobiologia (CSIC-INTA), em Madrid, na Espanha, confirmou que o tipo de composição mineralógica da superfície de Marte influencia na medição da sua temperatura. O estudo é publicado em 10 de julho de 2009 no Journal of Environmental Monitoring, e vai ser útil para interpretar os dados do sensor de temperatura do solo do robô Mars Science Laboratory (MSL) da NASA, com lançamento previsto para 2011.

"Confirmamos por meio de ensaios de espectroscopia infravermelha que as associações químico-mineralógicas da superfície de Marte influenciam na medição da temperatura do solo marciano", explica María Paz Martín, pesquisadora do Centro de Astrobiologia (CAB, organismo do CSIC-INTA) e autora principal de um estudo que acaba de ser publicado no Journal of Environmental Monitoring. Os espectrômetros de infravermelho registram como as diversas misturas de minerais refletem esse tipo de radiação e essa informação serve para calcular a temperatura ambiente.

(Fonte: http://www.plataformasinc.es/index.php/esl/Noticias/Los-minerales-de-Marte-influyen-en-la-medicion-de-su-temperatura)

Comentários:


Política de privacidade  |  Mapa do Site