Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

VENUS EXPRESS encontra indicações de que Vênus foi úmido e vulcânico no passado

 

A Venus Express, da Agência Espacial Europeia, ESA, gerou o primeiro mapa do hemisfério sul de Vênus nos comprimentos de onda do infravermelho. O novo mapa sugere indicações de que o nosso vizinho no espaço poderia ter sido, em algum momento, mais parecido com a Terra, com um sistema de tectônica de placas e um oceano de água.

O mapa compreende mais de mil imagens individuais, obtidas entre Maio de 2006 e Dezembro de 2007. Como Vênus está encoberto de nuvens, as câmeras normais não conseguem ver a sua superfície, mas a Venus Express utilizou determinados comprimentos de onda no infravermelho, que permitem atravessar as nuvens.

Embora no passado fossem usados sistemas de radar para realizar mapas em alta resolução da superfície de Vênus, a Venus Express é a primeira nave orbital a produzir um mapa com dados sobre a composição química das rochas. Os novos dados são consistentes com a hipótese de que os planaltos de Vênus são antigos continentes, rodeados no passado por oceanos e criados pelo vulcanismo.

"Não é prova, mas é consistente. Realmente, tudo o que podemos dizer por enquanto é que os planaltos rochosos são diferentes do resto da superfície", diz Nils Müller, da equipe de pesquisa Joint Planetary Interior Physics, da Universidade de Münster e do DLR, em Berlim, na Alemanha, líder dos trabalhos de mapeamento.

O novo mapa proporciona aos astrônomos mais uma ferramenta no seu esforço para entender por que Vênus é tão parecido em tamanho com a Terra, porém tem evoluído de forma tão diversa.

(Fonte: http://www.esa.int/esaCP/SEMUQCLXOWF_index_0.html)

Comentários:


Política de privacidade  |  Mapa do Site