Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Nova classe de Nebulosas Planetárias

 

Uma equipe de cientistas da Austrália e dos Estados Unidos, liderada pelo professor associado Miroslav Filipovic, da Universidade de Sidney Ocidental, descobriu uma nova classe de objeto ao que chamam de nebulosa super planetária. O trabalho é publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

As nebulosas planetárias são camadas de gás e pó expulsas pelas estrelas quase no final das suas vidas e, normalmente, são vistas ao redor de estrelas de tamanho igual ou menor do que o Sol.

A equipe relevou as Nuvens de Magalhães, duas galáxias companheiras da Via Láctea, com o radiotelescópio da Organização da Comunidade de Pesquisa Científica e Industrial (CSIRO) e do Serviço Nacional de Telescópios da Austrália. Assim perceberam que 15 objetos de rádio nas Nuvens coincidiam com as bem conhecidas nebulosas planetárias observadas com os telescópios ópticos.

Porém, a nova classe de objetos são fontes de rádio especialmente potentes. Enquanto que a população existente de nebulosas planetárias se encontra ao redor de estrelas comparáveis ao Sol, a nova população pode ser a classe prevista faz muito tempo de camadas similares, ao redor de estrelas mais pesadas.

(Fonte: http://www.ras.org.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=1651&Itemid=2)

Comentários:


Política de privacidade  |  Mapa do Site