Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Confirmada a existência de gelo d'água na Lua

 

Os dados preliminares do satélite de observação e detecção de crateras lunares LCROSS, da NASA, apontam que a missão teve sucesso na descoberta de água numa cratera permanentemente nas sombras. A descoberta abre um novo capítulo na nossa compreensão da Lua.

A nave LCROSS e o estágio final do foguete companheiro fizeram um impacto dupo na cratera Cabeus, em 9 de outubro de 2009, que criou uma nuvem de material do fundo de uma cratera que não via a luz do Sol em bilhões de anos. O nuvem teve uma trajetória muito inclinada, superando a borda de Cabeus, enquanto que uma cortina adicional de detritos foi expulsa mais lateralmente.

"Estamos desentranhando os mistérios da nossa vizinha mais próxima e, por extensão, do Sistema Solar", dize Michael Wargo, cientista lunar em chefe na sede da NASA, em Washington. "A Lua alberga muitos segredos e a LCROSS tem adicionado uma nova camada na nossa compreensão".

Os cientistas têm especulado sempre sobre a origem de importantes quantidades de hidrogênio que se observaram nos pólos lunares. Os resultados da LCROSS estão jogando nova luz sobre esse assunto com a descoberta de água, a qual poderia estar ainda mais amplamente distribuída e em maior quantidade do que antes se suspeitava.

Se a água que se formou ou se depositou aí tem bilhões de anos, então essas trapas no frio polar poderiam manter dicas da história e da evolução do Sistema Solar, da mesma forma em que uma amostra do núcleo de gelo tomada aqui na Terra revela dados antigos.

Além disso, a água e outros compostos representam recursos potenciais que poderiam sustentar a futura exploração lunar.

(Fonte: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2009/nov/HQ_09-265_LCROSS_Confirms_Water.html)

Comentários:


Política de privacidade  |  Mapa do Site