Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Arpão será lançado pela NASA para coletar amostra de cometa

 

Arpão será lançado pela NASA para coletar amostra de cometa

A Agência Espacial Americana - NASA está desenvolvendo uma espécie de arpão espacial para capturar amostras de um cometa.

No ano de 2002, a sonda espacial StarDust coletou amostras do cometa Wild 2 usando um aerogel para capturar as partículas, navegando em sua cauda.

Os cientistas querem, agora, mais, se possível, pedaços sólidos de rocha do interior dos cometas, uma parte que não é afetada pelo desgaste do tempo.

Como pousar na superfície e3 um cometa seria muito complicado e perigoso, a NASA planeja enviar uma sonda que apenas se aproxime do cometa, lance o arpão em locais determinados, e o recolha de volta, trazendo as amostras.

Isto permitirá a coleta de amostras de vários locais, inclusive daqueles que seria perigoso demais uma maior aproximação.

Canhão elétrico

Para simular as condições espaciais, os engenheiros do Centro Espacial Goddard da NASA estão usando um canhão elétrico que seria capaz de atirar o arpão coletador de amostras a uma distância de até 1,6 km - por segurança, os testes são feitos com o arpão direcionado para o chão.

O campo elétrico do canhão dispara o projétil a uma velocidade de até 30 metros por segundo, fazendo-o atingir a amostra de rocha usada para simular o cometa com uma força equivalente a quase 500 quilogramas.

NASA quer lançar arpão para coletar amostra de cometaAmostras de rocha coletadas pelo protótipo do arpão espacial. [Imagem: NASA/Rob Andreoli]

Como explica Donald Wegel, líder do projeto "Muito provavelmente, haverá áreas [no cometa] com diferentes composições, de forma que precisamos projetar um arpão que seja capaz de penetrar uma faixa considerável de materiais".

Segundo a equipe do projeto, uma sonda espacial caçadora de cometas deverá levar vários arpões, cada uma com uma diferente carga de explosivos, para cobrir áreas do cometa com diferentes composições.

Pescaria espacial

Embora a NASA já tenha anunciado uma missão para coletar amostras e uma missão tripulada a um asteroide e já tenha até simulado uma, amostras de um cometa deixam os cientistas mais entusiasmados porque muitos desses cientistas acreditam que os cometas podem ter trazido água e até mesmo a vida para Planeta Terra.

Para reforçar essas teorias, as próprias amostras do cometa Wild 2 apresentaram sinais de aminoácidos.

Mesmo se essas proposições estiverem erradas, os cometas são verdadeiros fósseis espaciais, trazendo em sua composição material do início da formação do Sistema Solar.

A sonda espacial Rosetta, da Agência Espacial Europeia - ESA, que está a caminho do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, usará um sistema similar para arremessar uma sonda até a superfície do cometa.

Porém o arpão da NASA é diferente, devendo ele próprio coletar a amostra e ser içado de volta para a sonda espacial através de um cabo de aço.

Comentários:


Política de privacidade  |  Mapa do Site