Cientistas exumam o corpo do astrônomo Tycho Brahe

Tycho Brahe

Arqueólogos exumaram o corpo do astrônomo Tycho Brahe do seu sepulcro em Praga com o objetivo de resolver mistérios de longa data acerca da saúde do famoso cientista dinamarquês – e, possivelmente, da sua morte.

O sepulcro de Tycho Brahe foi aberto no dia 15 de Novembro de 2010, na Igreja Týnský em Praga por uma equipe internacional de arqueólogos dinamarqueses e tchecos, doutores, químicos e antropólogos. Os investigadores esperam usar testes de DNA e outras modernas ferramentas diagnósticas para aprender o mais possível acerca da história médica e da vida de Tycho Brahe.

Os cientistas disseram que o estado dos restos mortais de Brahe, não perturbados há 109 anos, é desconhecido.

"Não sabemos o que vamos provavelmente encontrar em termos de material, nem sabemos o estado de preservação dos ossos," afirmou o arqueólogo Jens Vellev da Universidade de Aarhus, líder da equipe.

Uma equipa de filmagem está a seguir o projeto para um documentário acerca da investigação. "Esta é uma oportunidade incrível para seguir um grupo de investigadores dinamarqueses e estrangeiros à medida que tentam saber mais sobre a vida e a morte de Tycho Brahe," afirma Anna Elisabeth Jessen, produtora do documentário.

Arqueólogos levantam o pequeno caixão com os restos mortais do astrônomo Tycho Brahe.

Crédito: AFP

Tycho Brahe foi um astrônomo prolífico que morreu em 1601 e que ficou conhecido pelas medições mais precisas de estrelas e planetas sem a ajuda de um telescópio.

Durante a sua carreira, catalogou mais de 1000 estrelas, descobrindo uma nova estrela na constelação de Cassiopeia (na realidade, uma explosão de supernova) em 1572, provando também que os cometas são objetos no espaço e não na atmosfera da Terra. Também contratou outro cientista famoso - Johannes Kepler - como seu assistente. Além disso, é conhecido por ter perdido o seu nariz em um duelo e por tê-lo substituído por uma prótese de prata e ouro.

A morte de Tycho Brahe há muito que é atribuída a uma infecção na bexiga, contraída após a sua ruptura durante um banquete real onde a cortesia e as suas boas maneiras o impediram de sair da mesa real para ir ao banheiro. Tycho Brahe nasceu na Dinamarca em 1546 e foi astrônomo do rei da Dinamarca antes de se fixar em Praga.

O sepulcro de Brahe tinha sido aberto apenas uma vez, em 1901, para marcar o 300.º aniversário da sua morte. Mas os registros dessa abertura são escassos.

"Não existem dados nem bons registros fotográficos dessa época, apenas descrições físicas dos seus restos mortais," afirma Vellev. "Podemos agora complementá-los com um número de análises, por isso podemos dizer que estamos a completar a investigação que começou em 1901."

Vellev e a sua equipe fizeram um furo na cripta emparedada da Igreja Týn que contém o caixão de Tycho Brahe. Os restos mortais de Tycho Brahe foram enterrados num caixão de quase metro e meio feito de estanho.

Após o furo, uma câmara remota entrou na cripta para inspecionar o estado do caixão de Tycho Brahe. O caixão foi então removido e transportado até um laboratório em Praga antes de ser aberto.

A equipe espera encontrar ossos e restos da sua barba - restos mortais de Tycho Brahe. Os cientistas também estão interessados em recuperar pedaços do traje funerário que poderá permitir a reconstrução do fato aristocrático do astrônomo, feito de seda.

A equipe científica tem apenas quatro dias para estudar o corpo de Tycho Brahe. Na sexta-feira (19/11), os restos mortais de Brahe e da sua mulher - que foi enterrada a seu lado em 1604 - serão novamente enterrados após uma cerimônia.

Espera-se que os resultados do novo estudo acerca dos restos mortais de Tycho Brahe sejam anunciados em meados de 2011.