Asteroide pode não ter sido a causa da extinção dos dinossauros

Ilustração artística mostra como seria asteroide que se soltou do cinturão que existe entre Marte e Júpiter

A queda do asteroide Baptistina no Planeta Terra pode não ter sido a causa do desaparecimento dos dinossauros, segundo estudo da Agência Espacial Americana (NASA) baseado através de recentes observações captadas pela sonda Wise.

Os cientistas têm plena certeza de que um grande asteroide atingiu o nosso planeta há 65 milhões de anos e provocou a morte dos répteis gigantes, mas desconhecem sua origem exata. Em 2007, um estudo realizado com telescópios terrestres, feito pelo Instituo de Pesquisa de Southwest, no Colorado, apontou como suspeito pela extinção dos dinossauros um corpo celeste do tipo Baptistina, situado no cinturão de asteroides entre os planetas Marte e Júpiter. Segundo essa teoria, o corpo celeste se chocou contra outro asteroide do cinturão há 160 milhões de anos, que se despedaçou em fragmentos gigantescos. Um deles acabou colidindo com a Terra, no que hoje é península de Yucatã, no México, e causou a morte dos répteis. No entanto, observações realizadas com instrumentos infravermelhos da sonda Wise afastaram essa possibilidade, deixando sem resposta um dos grandes mistérios da Terra. Durante mais de um ano uma equipe da NASA estudou 120 mil asteroides, entre eles 1.056 da família Baptistina, e constatou que a quebra do asteroide cujo pedaço atingiu a Terra aconteceu há cerca de 80 milhões de anos, metade do tempo sugerido anteriormente. A pesquisa mostrou que se realmente esse asteroide fosse o culpado pela extinção, ele teria que ter se chocado contra a Terra em menos tempo do que se acreditava anteriormente. Segundo a principal cientista do projeto, Amy Mainzer, não houve tempo para que o corpo celeste provocasse o fim do período Cretáceo.