Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Cometa Borrelly

 

Cometa Borrelly

19P/Borrelly, também conhecido como o cometa Borelly é um cometa periódico do sistema solar, pertencente à família cometária de Júpiter. Foi descoberto por Alphonse Louis Nicolas Borrelly durante uma pesquisa de rotina de cometas em Marselha, 28 de dezembro de 1904. Foi cuidadosamente analisado pela sonda Deep Space 1. Ao contrário de outros cometas, de acordo com os dados enviados pela sonda, a superfície está seca e livre de gelo.

O cometa tem feito diversas passagens moderadamente perto de Júpiter, que perturbaram sua órbita ao longo dos séculos. O próximo encontro está previsto para 14 de maio de 2019, materializa a uma distância de 0,44 UA e causará uma redução na distância do periélio e uma redução do período orbital. Espera-se que o novo valor da distância de periélio variará entre 1,35 e 1,31 UA, enquanto que o novo período varie entre 6,83 e 6,57 anos.

Um cometa Borrelly típico é a assimetria de sua cauda, relatada em dados históricos, e também encontrado durante o vôo sobre a sonda Deep Space1.

A Sonda Espacial Deeep Space 1

No dia 21 de Setembro de 2001 a sonda espacial Deep Space 1, que foi lançada para testar novas tecnologias no espaço, realizou um sobrevôo no Cometa Borrelly. Ela foi direcionada ao cometa durante um extensão da missão da nave, e representou um bônus aos cientistas da missão. Apesar de falhas no sistema de navegação, que ajudava a determinar a posição dela, a Deep Space 1 conseguiu enviar sua posição à Terra a tempo de obter as melhores imagens e informações científicas sobre um cometa.


Política de privacidade  |  Mapa do Site