Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Cometa Kopff

 

O Cometa Kopff foi descoberto em 22 de agosto de 1906 pelo alemão August Kopff. Desde então o cometa foi observado em todas as suas passagens periélicas, exceto em 1912. (Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, 1996)

A aparição de 2002 não foi favorável aos observadores brasileiros, pois o cometa não ultrapassou a 10a magnitude quando estava disponível acima do horizonte.

Em 2009 o cometa iniciou sua aparição na segunda quinzena de março durante a madrugada na constelação de Sagitário. Em meados de abril o cometa atravessou o limite das constelações de Sagitário e Capricórnio, atingindo a 9a magnitude e visível ainda pela madrugada. O cometa atingiu seu máximo brilho no início de junho, quando estava a cerca de 2 graus ao norte de Júpiter, em Capricórnio. Ao longo de julho o cometa manteve seu máximo brilho na 8a magnitude. Em agosto o cometa voltou à 9a magnitude e foi visível antes da meia-noite na constelação de Aquário, permanecendo nesta constelação até setembro e finalizando sua aparição.


Política de privacidade  |  Mapa do Site