Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Estrela Alioth

 

Epsilon Ursae Majoris

Alioth na Ursa Maior.
Dados de observação
Constelação 
Ascensão reta12 h 54 m 01/6 s
Declinação 
Magnitude aparente (V)1,76
Características
Tipo espectralA0pCr
UB cor índice0,02
BV cor índice-0,02
Tipo variávelalpha 2-CVN
Astrometria
Velocidade radial (R v) 
Proper motion (μ)RA: 111,74 mas / ano
Dec.: -8,99 mas / ano
Paralaxe (π)40,3 ± 0,62 mas
Distância81 ± 1 ly
(24,8 ± 0,4 pc)
Magnitude absoluta (M V) -0,22
Detalhes
Massa~ 3 M
Raio3,7 R
Luminosidade108 L
Temperatura9400 K
Metalicidade ?
Rotação38 km / s
Idade? Anos
Outras denominações
Alioth, Allioth, Aliath, 77 Ursae Majoris, HR 4905, BD 56 ° 1627, HD 112185, GCTP 2.964,00, SAO 28553, FK5 483, CCDM 12540 +5558, HIP 62956.
Ursa Major
Por Sydney Hall alusivos a estrelas da Ursa Maior

Epsilon Ursae Majoris (UMa ε / ε Ursae Majoris) é a mais brilhante estrela da constelação Ursa Maior (apesar da sua designação Bayer meramente "épsilon") e, em magnitude 1,76 é a trigésima estrela mais brilhante no céu. Tem a denominação tradicional Alioth (da palavra árabe alyat-fat cauda de uma ovelha).

É conhecida como北斗五(a quinta Estrela do Norte Dipper) ou 玉衡(a Estrela de Jade mira de tubo), em chinês.

É a estrela na cauda do urso mais próximo ao seu corpo, e assim a estrela na alça do Big Dipper mais próximo da tigela. É também um membro da grande e difusa Ursa Maior grupo em movimento. Historicamente, a estrela foi freqüentemente utilizada em navegação astronômica no comércio marítimo, porque ela é listado como uma das 57 navegacional estrelas.

Peculiaridades

Segundo a Hipparcos, Alioth está a 81 anos luz (25 parsecs) da Terra.Seu tipo espectral é A0p; o "p" stands para peculiares, como o espectro de sua luz é característica de um alfa2 canum Venaticorum variável. Alioth, como representante deste tipo, pode abrigar dois processos de interação. Em primeiro lugar, a estrela do forte campo magnético separar diferentes elementos em que a estrela do hidrogênio "combustível". Além disso, uma rotação eixo em um ângulo com o eixo magnético pode ser fiação diferentes bandas de elementos magneticamente-ordenadas para a linha de vista entre Alioth e da Terra. Os elementos intervenientes reagem de forma diferente em diferentes frequências de luz em que chicote dentro e fora de vista, causando Alioth ter muito estranho linhas espectrais que flutuam ao longo de um período de 5,1 dias.

Com Alioth, a rotação e magnéticos são eixos em quase 90 graus para um outro. Um mapa da estrela abaixo mostra como o mais escuro (denso) regiões de cromo forma uma banda perpendicularmente ao equador.

Um estudo recente sugere que Alioth em 5.1-dia variação pode ser devido a uma substelar objeto de cerca de 14,7 X a massa de Júpiter em uma órbita excêntrica (e = 0,5), com uma separação média de 0,055 unidades astronômicas.

Alioth tem um campo magnético relativamente fraco, quinze vezes mais fraca do que α CVN, mas ainda é 100 vezes mais forte do que a da Terra.


Política de privacidade  |  Mapa do Site