Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Estrela Alnilam - Epsilon Orionis

 

Epsilon Orionis
Epsilon Orionis - Alnilam
Alnilam acende NGC 1990.
Fotografia por Glen Youman.
Observação dados
Época J2000 Equinócio J2000
ConstelaçãoOrion
Ascensão reta05 h 36 m 12,8 s
Declinação-01 ° 12 '06/9 "
Magnitude aparente (V)1,70
Características
Tipo espectralB0 iab
UB cor índice-1,03
BV cor índice-0,19
Variável tipoAlp Cyg
Astrometria
Velocidade radial (R v)25,9 km / s
Proper motion (μ)RA: 1,49 mas / ano
Dec.: -1,06 mas / ano
Paralaxe (π)2,43 ± 0,91 mas
Distânciaaprox.
(aprox. 400 pc)
Magnitude absoluta (M V)-6,4
Detalhes
Massa40 M
Raio26 R
Luminosidade375.000 L
Temperatura25.000 K
Metalicidade 
Rotação~ 87 km / s
Idade4.000.000 anos
Outras denominações
Alnilam, Alnihan, Alnitam, 46 Orionis, HR 1903, BD -01 ° 969, HD 37128, SAO 132346, FK5 210, HIP 26311, TD1 4963

Alnilam é uma grande estrela azul na constelação de Orion. Também tem o nome moderno Epsilon Orionis (ε Ori / ε Orionis). Sua Flamsteed designação é de 46 Orionis.

É a 28ª estrela mais brilhante no céu noturno(a 4ª mais brilhantes em Orion) e como um azul-branco supergigante é a mais poderosa estrela brilhante no céu. Juntamente com Mintaka (delta Orionis) e Alnitak (Zeta Orionis), as três estrelas formam o cinturão de Orion, conhecida por muitos nomes em muitas culturas antigas. Alnilam é a estrela do meio.

É também uma das 57 estrelas usadas na navegação astronômica para latitudes médias. É no seu ponto mais alto no céu cerca de meia-noite de 15 de dezembro.

Alnilam, que é relativamente simples espectro tornou útil para o estudo do meio interestelar. Nos próximos milhões de anos, pode se transformar uma estrela vermelha supergigante e explodir como uma supernova. É rodeado por uma nuvem molecular, NGC 1990, que ilumina a fazer uma reflexão nebulosa. Seus ventos estrelar podem alcançar até 2.000 km / s, fazendo-a perder massa de cerca de 20 milhões de vezes mais rapidamente do que o sol.

Outros nomes e história

O nome deriva do árabe النظام-nizam um, relacionado com a palavra نظم nażm "fio de pérolas." Grafias estão relacionados Alnihan e Alnitam: todas as três variantes são obviamente erros na transliteração ou copias de erros.

Cinturão de Orion

As três estrelas do cinturão foram coletivamente conhecidos por muitos nomes em muitas culturas. Termos árabes Al Nijād termos incluir "o cinto", Al Nasak 'the Line ", Al Alkāt" Grãos de Ouro ou Nuts e, na moderna árabe, Al Mīzān al H • AKK «o Accurate Escala Boca". Na mitologia chinesa também eram conhecidos como a pesagem Boca. A cintura também foi o Três Estrelas mansão (chinês tradicional: 参宿; chinês simplificado: 参宿; pinyin: Shen Xiu), uma das vinte e oito mansões das constelações chinesas. É uma das mansões do Oeste White Tiger.

Na era pré-cristã Escandinávia, o cinto era conhecida como Frigg 's roca (Friggerock) ou Freyja' s roca Do mesmo modo Jacob's Funcionários e Peter's Funcionários foram Europeia bíblico termos derivados, como foram os três Magos, ou os Três Reis. Väinämöinen 's foice (Kalevala) e Kalevan Sword são termos de mitologia finlandesa.

O povo Seri do noroeste do México chamam o cinto três estrelas Hapj (um nome denota um caçador), que consiste de três estrelas: Hap (mula veados), Haamoja (Pronghorn), e Mojet (Bighorn ovinos). Hap está no meio e tem sido baleado pelo caçador, seu sangue tem gotejado para Tiburón Island.


Política de privacidade  |  Mapa do Site