Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Estrela Castor

 

Estrela Castor

Alpha Geminorum conhecida como Castor é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Gemini, e está 52 anos-luz da Terra.

Na verdade Castor é um Sistema Estelar composto de duas estrelas principais: Castor A e Castor B separadas de 6 segundos de arco e com um período orbital de 380 anos, há uma terceira estrela mais fraca que faz parte do sistema Castor C.

Castor surge ao olho nu como estrela de magnitude aparente 1.6. A observação com pequenos telescópios revela que existem duas estrelas: Castor A de magnitude 1.9 e Castor B de magnitude 2.9. Mais difícil de observar é Castor C. Esta terceira estrela do sistema tem magnitude 9 e é uma anã vermelha. O mais curioso é que cada uma destas três estrelas é também um sistema binário de estrelas. Estes binários não podem ser observados diretamente e nem mesmo com os mais potentes telescópios dada a proximidade entre as estrelas que os constituem. A descoberta e estudo de binários como estes é apenas possível a partir de estudos espectroscópicos. A estrela Castor é um sistema de 6 estrelas ligadas entre si pela ação da gravidade.

Características físicas

ParâmetroComponente
Castor AaCastor AbCastor BaCastor BbCastor CaCastor Cb
Tipo espectralA1 VDesconhecido (M5 V?)A2 VmM2 VM0,5 VeM0,5 Ve
Massa (MSol)2,150,4–0,61,70,4–0,60,620,57
Raio (RSol)2,3?1,6?0,760,68

A componente C possui a designação de estrela variável YY Geminorum.


Política de privacidade  |  Mapa do Site