Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Estrela Pollux

 

Pollux
A posição da Pollux na constelação de Gêmeos.
A posição da Pollux na constelação de Gêmeos.
Observação dados
Epoch J2000.0 Equinox J2000.0
Constelação Gêmeos
Ascensão reta07 h 45 m 19,4 s
Declinação 
Magnitude aparente (V) 1,15
Características
Tipo espectralK0IIIb
UB cor índice0,86
BV cor índice1,00
Variável tipoSuspeita
Astrometria
Velocidade radial (R v)  
Proper motion (μ) RA: -625,69 mas / ano
Dec.: -45,95 mas / ano
Paralaxe (π)96,74 ± 0,87 mas
Distância33,7 ± 0,3 ly
(10,34 ± 0,09 pc)
Magnitude absoluta (M V) 1,09
Detalhes
Massa1,86 M
Raio8,0 R
Luminosidade 32 L
Temperatura4865 K
Metalicidade90% sol
Rotação38 dias

Pollux, também catalogada como Beta Geminorum (β Gem / β Geminorum), é uma estrela laranja gigante aproximadamente 34 anos-luz de distância na constelação de Gémeos. Pollux é a estrela mais brilhante da constelação, mais brilhante do que Castor (Alpha Geminorum).A partir de 2006 Pollux foi confirmada a ter um planeta extrasolar orbitando-o.

O nome Pollux refere-se especificamente a Castor e Pollux, os gêmeos filhos de Zeus e Leda. A estrela também tem nome árabe Al-Ras al-Tau'am al-Mu'akhar, (الرأس التؤام المؤخر), literalmente, ' O chefe da Segunda Twin '. Historicamente, os chineses conheciam Pollux como Yang, que na Antiguidade filosofia foi um dos dois princípios fundamentais sobre os quais todas as coisas dependem. Castor e Pollux juntos correspondem às Nakshatra Punarvasu na asrtronomia hindu.

Castor e Pollux são os dois celestes gêmeos 'dando o nome da constelação Gemini (latim, "os gêmeos"). As estrelas, no entanto, não são nada parecidas. Castor é um sistema complexo composto de sêxtuplo quente, branco-azulado Um tipo de estrelas anãs vermelhas e escureça, enquanto Pollux é uma única, estrela amarelo-laranja gigante. O nome é tradicionalmente por algumas pessoas pensavam Para transportar o que significa "muito vinho", uma vez que astrólogos associava Pollux com a prosperidade e celebração com vinho.

Componentes

Pollux é uma estrela laranja gigante do tipo espectral de "K0IIIb". Foi calculado que a estrela tem cerca de 1,7 vezes mais massa do que o Sol, 8,8 vezes mais de raio, e 32 vezes mais luminosidade. Começando em torno de 1990, Pollux foi avaliado em cerca de 85 a 155 por cento como enriquecido com elementos mais pesados do que o hidrogênio (com base na sua abundância de ferro).

Porque é mais maciço e mais evoluído do que o Sol, acredita-se que a estrela é provável que seja muito mais antiga do que o sol. Pollux de alta massa estimativas sugerem que ainda não tenha sofrido perda substancial de massa.Seria então evoluir para a primeira subida de ramo da gigante vermelha.

Sistema planetário

Anunciou, em 16 de junho de 2006, a confirmação da suspeita planeta extrasolar Pollux b foi finalmente detectado. Assumindo que Pollux tem mais massa que o Sol, Pollux b foi calculada para ter um mínimo de 2,3 vezes a massa de Júpiter. O planeta orbita Pollux em uma distância média de 1,64 unidades astronômicas em uma órbita quase circular que leva aproximadamente 590 dias para ser concluído. Pollux b é atualmente um dos poucos planetas que orbitam uma estrela que é visível a olho nu. O planeta é também o único planeta confirmado para garantir a denominação tradicional do seu pai estrela.

O sistema Pollux

(em ordem de estrela)Massa Eixo maior
(AU)
Período orbital
(Dias)
Excentricidade
b2,3 ± 0,45 M J1,64 ± 0,27589,64 ± 0,810,02 ± 0,03


Política de privacidade  |  Mapa do Site