Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Messier 67

 

Messier 67
Messier 67
Messier 67 sobre DSS2; 0,5 ° vista
Crédito: Observatório Palomar / STScI / WikiSky
Observação de dados (J2000.0 época)
Constelação Câncer
Ascensão reta 08 h 51,4 m
Declinação11 ° 49'
Distância2,7 kly (830 Pc)
Magnitude aparente (V) 6,1
Dimensões aparente (V)  
Notáveis características  
Outras denominações NGC 2682

Messier 67 (também conhecida como M67 ou NGC 2682) é um aglomerado aberto, ou aglomerado galáctico, na constelação Câncer. M67 Trumpler classe é dado como diversas II 2 r, II 2 m, ou II 3 r. Foi descoberto por Johann Gottfried Koehler em 1779. Sua idade é estimada entre 3,2 e 5 bilhões de anos. A mais recente estimativa de idade de quatro bilhões de anos parece ser a mais confiável assim, as estrelas de M67 ligeiramente mais jovens são mais susceptíveis do que o Sol.

M67 não é o mais antigo aglomerado aberto conhecido, mas há muito poucos na galáxia conhecida por ser mais velha. M67 é um importante laboratório para o estudo da evolução estelar, uma vez que todas as suas estrelas estão à mesma distância e idade, exceto para aproximadamente 30 anômalo retardatários azul cujas origens não são totalmente compreendidos.

M67 é um dos mais estudados aglomerados abertos, mas as estimativas dos seus parâmetros físicos, tais como idade, massa e número de estrelas de um determinado tipo, variam substancialmente. Richer et al. estima sua idade para ser de 4 Gyr, a sua massa a 1080 massas solares, bem como o número de anãs brancas a ser 150. Hurley et al. estima sua atual massa a 1400 massas solares e sua massa inicial de aproximadamente 10 vezes a ser tão grande.

M67 tem mais de 100 estrelas similares ao Sol, e muitas gigantes vermelhas. A contagem total de estrelas foi estimado em mais de 500. O aglomerado não contém nenhuma seqüência principal de Estrelas azul que tipo espectral F, exceto talvez alguns dos retardatários azul, uma vez que as estrelas mais brilhantes do que a idade já abandonaram a seqüência principal. Na verdade, quando as estrelas do cluster são plotados no diagrama Hertzsprung-Russell, é uma distinta "turn-off" que representam as estrelas que estão apenas prestes a deixar a seqüência principal e se tornam gigantes vermelhas. Como a idade do cluster, o turn-off irá mover para baixo a seqüência principal.

Afigura-se que M67 não contém uma amostra imparcial de estrelas. Uma das causas desta situação é massa segregação, o processo pelo qual estrelas (na verdade, os sistemas) ganham velocidade em detrimento dos mais estrelas massivas durante próximo encontro, que faz com que as estrelas para ser leve, a uma maior distância média a partir do centro do cluster ou para escapar totalmente.


Política de privacidade  |  Mapa do Site