Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Messier 76 - Nebulosa do pequeno Haltere

 

Messier 76 - Nebulosa do pequeno Haltere

A Nebulosa do pequeno haltere (também conhecida como Messier 76, NGC 650/651, o Barbell Nebula, ou de Cork Nebula), é uma nebulosa planetária na constelação Perseus. Foi descoberto por Pierre Méchain em 1780 e incluído no Catálogo Messier de objetos como número 76. Foi reconhecido como uma nebulosa planetária em 1918 pelo astrônomo Heber Doust Curtis.

M76 está a distância não muito conhecida, com estimativas variando de 1.700 a 15.000 anos luz, e, consequentemente, as suas dimensões também não são bem conhecidas. A nebulosa brilha com uma magnitude aparente de 10,1 com uma estrela central de magnitude 16,6. Esta estrela, cuja camada de expansão exteriores formam a atual nebulosa, tem uma temperatura superficial de 60.000 kelvin.

A Nebulosa do pequeno haltere tem o nome ddada sua semelhança com a Nebulosa do Haltere (M27) em Vulpecula. Ela foi originalmente pensada para consistir de duas nebulosas e foi assim dada dois números do catálogo NGC, 650 e 651. É um dos mais fraco e mais difíceis de ver objetos de Messier da lista.


Política de privacidade  |  Mapa do Site