Astronomia Amadora

Página Inicial
Introdução
História
Notícias
Big Bang
Via Lactea
Cosmologia
Galáxia
Buraco Negro
Sistema Solar
Estrela
Constelações
Classificação estelar
Catálogo Messier
Astrônomos
Estrelas + brilhantes
Imagens
Instrumentos
Curiosidades
Programas
Glossário
Links
Livro de Visitas
E-mail

Messier 99

 

Messier 99

Messier 99 (também conhecida como M99 ou NGC 4254) é uma galáxia espiral não barrada a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância na constelação Coma Berenices.

A galáxia tem um braço normal e outro braço estendido que está bem menos ferido. Uma ponte de gás hidrogênio neutro ligações NGC 4254 com VIRGOHI21. A gravidade da galáxia escura VIRGOHI21 parece ter distorcido M99 e tirar o gás pela ponte, como a galáxia de tamanho dois objetos têm um próximo encontro, antes de passar as suas distintas formas. Espera-se que o chamou para fora do braço irá relaxar para coincidir com o braço normal uma vez que o encontro acabou. Três supernovas foram observadas nesta galáxia.

Imagem de Amadores Messier 99 Cortesia Hunter Wilson Imagem de Amadores Messier 99 Cortesia Hunter Wilson

História

Messier 99 foi descoberto por Pierre Méchain em 17 de março de 1781. A descoberta foi comunicada então a Charles Messier, que incluiu o objeto no catálogo Messier, que foi o primeiro catálogo astronômico de aglomerados estelares, nebulosas e galáxias.

Messier 99 foi uma das primeiras galáxias em espiral, que um padrão foi primeiro visto. O espiral padrão foi identificado pela primeira vez por Lord Rosse em meados do século XIX.


Política de privacidade  |  Mapa do Site